11 fevereiro 2006

Avaliação

Há, essencialmente, dois grandes princípios que norteiam a avaliação dos alunos: o social e o pedagógico.
Se em termos sociais a avaliação permite a acreditação do sistema de ensino e o controlo das aprendizagens que esse sistema propicia, já em termos pedagógicos a avaliação deverá ser entendida como uma permanente interacção com o próprio processo de ensino-aprendizagem. Destas duas funções da avaliação, a primeira é claramente um processo de medição, a ser aplicado no final do mestrado. Uma avaliação mais consentânea com as finalidades das disciplinas do curso é, naturalmente, aquela que realça a função pedagógica de modo a propiciar momentos privilegiados de aprendizagem que nos conduzam à elaboração eficiente de um projecto de investigação de reconhecido valor. Neste sentido, a avaliação deve considerar os aspectos relativos ao seu carácter sistemático e contínuo, baseando-se na recolha de informações que não só evidenciem os conhecimentos, competências, capacidades e atitudes, como também permitam regular e aperfeiçoar o nosso próprio processo de aprendizagem.

Os portefólios constituem um poderoso instrumento de avaliação, no sentido em que são facilmente integráveis no processo de aprendizagem. Será sobre a avaliação dos blogues como portefólio digital que incidirá uma próxima “postagem”.
Bibliografia:
Valadares, A. & Graça, M., (1998). Avaliando para melhorar a aprendizagem. Lisboa: Plátano